segunda-feira, 24 de agosto de 2009

MOTIVANDO-SE PARA EDUCAR MELHOR!

A palestra proferida por Paulo Angelim foi excelente! Os professores presentes foram muito participativos, na medida em que o palestrante os requeria com colaborações ou os entusiasmava com sua fala. De modo bastante informal, agradável e interessante, Paulo Angelim fez uma reflexão sobre o papel do educador na vida de nossos alunos, o modo como encaramos nossas escolhas e de como devemos priorizar os encontros com o outro, pois é no encontro que se dá o crescimento, o fortalecimento do indivíduo, consequentemente, o desenvolvimento do vínculo na relação. Pessoas que se relacionam bem estão fadadas ao sucesso em suas projeções, pois exercem com mais frequencia e facilidade, o exercício do perdão, da acolhida, da convivencia e cumplicidade. Pautas como essa, nos remetem de fato a um pensar direcionado ao modo como estamos lidando com o outro, seja ele colega de trabalho ou o nosso aluno, pois nossas demandas pessoais, nossas queixas e desventuras, embora estejam impregnadas em nossa natureza e intimidade, não devem sobressaltar aos olhos de quem está próximo a nós, principalmente se este sujeito aproximado é o aluno. Há que se ponderar de que forma estamos marcando nossa presença, enquanto educadores, no processo educativo ao qual estamos inseridos e pelo qual somos diretamente responsáveis.
Recebemos a visita das professoras Francisca Wanderley Paulino e Samia Virgínia Eufrásio Rodrigues do CEJA Professora Eudes Veras, no bairro do Antonio Bezerra. Ao final da palestra, houve um sorteio de brindes entre os professores presentes, com o patrocínio da Editora FTD e da loja L3 Couros. Cerca de 40 pessoas foram agraciadas com dicionários, mini-gramáticas, cadernos de anotações pedagógicas, canetas, chaveiros, estojos e conjuntos de lápis. Foi realmente uma manhã muito proveitosa, onde pudemos também conhecer o trabalho de dois professores que trabalham com projetos específicos com seus alunos, a professora Lídia e o professor Eugeniano, em suas respectivas áreas, Biologia e Matemática.
Com a professora Lídia, os alunos Alisson Douglas, Lucas e Thalya, apresentaram o projeto do Clube de Ciencias do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, com a criação do blog Charles Darwin, onde eles alimentarão periodicamente as páginas com experimentos, novas teorias e técnicas, implementando e inovando com mais essa ferramenta didática como complementaridade e enriquecimento da aula.
Educação: um processo contínuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, comente, colabore.